11

out

Dicas de presentes educativos para o dia das crianças

Dia das Crianças

Dia 12 de outubro se comemora no Brasil o  Dia das Crianças, essa semana do mês é toda dedicada aos pequenos e tradicionalmente vem acompanhada de muita diversão e presentes. As escolas costumam fazer brincadeiras e distribuir doces e/ou surpresas para as crianças e é claro que os pequenos adoram a data! Os pais e familiares que também cultivam a tradição de presentear as crianças nessa data em especial, devem ficar atentos ao tipo de presente dos pequenos.

Os 3 anos, essa é a idade da inquietude, apesar da disposição e da imaginação fervorosa, essas crianças ainda inspiram um cuidado especial no quesito brinquedos.  Deve-se tomar muito cuidado com peças pequenas que podem ser engolidas, sacos e embalagens plásticas, que podem causar sufocamento e é sempre recomendado que a criança nessa idade seja monitorada enquanto se diverte. Essa também é uma idade de comparação, de querer ser e se vestir como o outro e por isso as figuras de ação, em um tamanho maior, são recomendadas para essa faixa etária. Sendo também a idade da imaginação e descobrimento, brinquedos coloridos com peças de encaixe e montagem e em grandes formatos são estimulantes positivos para as crianças.

Acima de 4 anos os brinquedos se tornam mais desejados e interessantes, para manter a mente atenta e curiosa, indicamos para essas crianças: blocos de montar, jogos de argolas e encaixe e quebra-cabeças mais simples (até 30 peças). Os livros infantis com peças de encaixe, figuras para colorir e imagens que se destacam das páginas (conhecido como livro 3D) também são uma ótima opção.  Para as crianças de 7-9 anos os brinquedos de montar também valem a pena, mas podem não chamar tanto sua atenção, por isso invista em jogos de tabuleiro, quebra-cabeças de 50- 100 peças, jogos de memória, dominó, caça- palavras, jogos que envolvem mímica e pensamento lógico para estimular a curiosidade, agilidade e aprendizado em geral. Os livros também são uma ótima escolha ! Escolher leituras indicadas para a faixa etária da criança é essencial para manter o interesse e a imaginação em alta, experimente! Para as crianças de 9-12 anos fica como dica os jogos de tabuleiro que envolvem matemática, ciência e conhecimento geral, perguntas e respostas, lógica, jogo de palavras, estratégia e é claro, os livros!

Pense nisso!

Sabemos que as crianças sempre de deslumbram com as figuras de ação, bonecas, carrinhos e etc, mas é importante saber conciliar as duas coisas. Os brinquedos e atividades que estimulam a mente das crianças são essenciais tanto no ambiente escolar, quanto no familiar.

12 de outubro, Brinquedos, Crianças, Dia das Crianças, educativos, leitura, livros, outubro
Compartilhe essa postagem: