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set

Dicas de como preparar marmitas saudáveis

alimento

Descubra como preparar marmitas saudáveis com ingredientes simples, baratos e nutritivos. Não basta apenas fazer a comida, também é necessário se preocupar com o transporte e o armazenamento.

Preparar a própria marmita é vantajoso em vários aspectos, afinal, a pessoa conhece a procedência da comida e também pode personalizar a refeição de acordo com as suas preferências alimentares.

Nem todo mundo consegue ir para a casa na hora do almoço, por isso é tão comum levar marmita e fazer a refeição no local de trabalho. Essa atitude é muito mais saudável e econômica do que comer todos os dias em um restaurante. Mas você sabe como preparar uma boa marmita?

Escolha um recipiente adequado

Não dá para transportar a refeição em qualquer potinho de plástico. O ideal é colocar esse recipiente dentro de uma bolsa térmica, pois assim fica mais fácil manter a temperatura dos alimentos e preservar o sabor. Para não estragar o almoço, algumas pessoas usam saquinhos de gelo na bolsa térmica.

Diversifique os alimentos

Para que a marmita seja considerada saudável, ela deve valorizar os diferentes grupos alimentares. É importante preencher metade do conteúdo com verduras e legumes. Depois, complete a outra metade com uma fonte de proteína (carne) e carboidrato (arroz ou macarrão). Quer levar uma sobremesa? Então opte por uma fruta.

Separe os alimentos pensando na temperatura

Uma regra muito importante na hora de montar a marmita é separar os alimentos de acordo com a temperatura. A salada, por exemplo, não pode dividir o mesmo espaço que o arroz e o feijão. Portanto, escolha um recipiente com divisórias.

Outra dica de ouro: deixe para temperar a salada na hora de comê-la. Esse cuidado reduz a probabilidade das verduras estragarem.

Prepare a comida pensando na saúde

Algumas medidas simples ajudam a tornar a comida mais saudável. Na hora de preparar os alimentos, substitua o óleo por azeite. Ao invés de usar muito sal para temperar, explore mais as ervas aromáticas.

Monte um cardápio

Essa história de preparar a marmita sempre com os mesmos ingredientes não funciona. O ideal é montar um cardápio semanal e diversificar os itens que compõem a marmita.

Todos os dias, é fundamental escolher um tipo de legume refogado (berinjela, abobrinha, brócolis ou chuchu), uma salada de folhas (alface, rúcula ou agrião), um pedaço de carne magra (de peixe ou frango) e acompanhamentos (arroz integral, lentilha ou feijão). Na hora de preparar os alimentos, opte sempre por assar, grelhar ou cozinhar.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre como montar marmitas saudáveis? Deixe um comentário.

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