20

set

10 coisas que você pode estar fazendo com o seu cabelo e nem sabia

cabelos bem cuidados

Sim, alguns hábitos (muito) comuns podem prejudicar os fios. Fique de olho nas dicas e conquiste madeixas mais bonitas

Lavar com água quente, não enxaguar direito, deixar as hidratações de lado… Você pode até achar que não, mas essas e outras atitudes podem danificar o seu cabelo. O hairstylist Henri Silva, do Square Hair, em São Paulo, revela os cuidados necessários para não prejudicar os fios:

1. Lavar o tempo inteiro com água quente

De acordo com o especialista, é imprescindível que no momento final da lavagem você acrescente um jato de água fria para selar as cutículas. Esse ritual é fundamental para o sucesso de qualquer procedimento que você esteja realizando nos fios.

2. Não enxaguar corretamente

Tão importante quanto utilizar bons produtos e massagear bem a cabeça, é o enxague dos fios. Mesmo que você esteja com pressa, não deixe de lavar bem o cabelo, porque os produtos utilizados deixam resíduos que prejudicam a saúde das madeixas.

3. Não passar condicionador após a hidratação

Assim como a água fria, o condicionador deve ser a etapa final do processo para selar os fios e a cutícula do cabelo, potencializando os resultados.

4. Utilizar o “xampu roxo” em excesso (para quem faz luzes!)

Segundo Henri, esse produto é extremamente forte e deve ser usado com cautela, no máximo uma vez por mês. É muito comum as mulheres utilizarem o produto quando as luzes começam a desbotar. Essa escolha é errada porque o xampu e a máscara dessa categoria não têm essa função.

5. Economizar nas hidratações

Aqui, o lema é quanto mais, melhor! Uma das melhores alternativas para devolver brilho e combater a oxidação das luzes é fazer uma bela hidratação duas vezes por semana. Esse procedimento (poderoso!) é a verdadeira arma para combater o desgaste dos fios.

6. Abusar da queratina

Na tentativa de cuidar do cabelo, muitas mulheres acabam abusando do produto. O procedimento com este nutriente é muito benéfico, porém, em excesso ele deixa o cabelo opaco.

7. Não cuidar da conservação das máscaras de hidratação

Não adianta nada comprar um produto caríssimo, se você não souber como mantê-lo. Além de não deixar cair água dentro do produto, o principal é não utilizá-lo diretamente com as mãos. Opte sempre por uma colher ou espátula, assim você evita que as bactérias presentes em nossas mãos fiquem armazenadas no pote do creme.

8. Achar que o corte bordado substitui o corte tradicional

Se você deseja que seu cabelo cresça e fique ainda mais saudável, é preciso cortá-lo a cada três meses. A técnica de bordado, que agrada muito às mulheres justamente por não mexer no comprimento dos fios, é uma alternativa muito eficaz contra pontas duplas, mas ela não substitui o bom e velho corte.

9. Lavar o cabelo oleoso diariamente com xampu de limpeza profunda

Assim como o xampu roxo para quem tem luzes, os produtos de limpeza profunda contra oleosidade também devem ser usados com moderação. Caso contrário, ele acaba aumentando a produção do sebo, o que deixa o cabelo ressecado.

10. Fazer luzes com frequência

As luzes ideias, segundo Henri, são justamente aquelas naturais e que não precisam de retoque constantemente. Esse procedimento deve ser feito com certa periodicidade. Se o cabelo estiver oxidado e sem brilho, repetir o processo que o levou a ficar assim, não irá adiantar. O ideal é caprichar na hidratação e fortalecer os fios, deixando-os prontos para o próximo procedimento.

Via.

Beleza, Benefícios, Cabelos, Cuidados, Hidratação, Protetor Solar, Saúde
Compartilhe essa postagem: